Num mundo de granito 

Monumento Natural Local

PLANALTO GRANÍTICO DAS CHÃS DE SANTA LUZIA

GEOSSÍTIO

4

O granito é uma rocha magmática, resultante do arrefecimento lento do magma a uma profundidade estimada entre 3 e 10 quilómetros. Os minerais mais comuns do granito são o quartzo, os feldspatos (ortoclase, plagioclase) e as micas (biotite, moscovite).


Aqui no MNL é possível observar duas variedades de granito, correspondentes a dois episódios de instalação de magmas.

Encraves


São pedaços de rochas preexistentes envolvidas pelo magma que, por arrefecimento, originou o granito.

Filões


São veios de rochas e minerais 

que atravessam o granito. 

São posteriores à formação 

do granito

Há 300 milhões de anos 

Os granitos que ocorrem no Planalto de Santa Luzia e na região envolvente foram formados há cerca de 300 milhões de anos, num contexto de placas tectónicas convergentes.

Atualidade

Desde então, as rochas que existiam por cima dos granitos foram erodidas e estes foram lentamente surgindo à superfície.

Estranhas formas no granito

Meteorização


A meteorização é o conjunto de processos físicos e químicos que modificam os minerais das rochas, a sua cor e a sua coesão quando sujeitas à ação dos agentes atmosféricos (água, ar, variações de temperatura) e dos seres vivos. Nos granitos, a meteorização é fundamental para o desenvolvimento de formas de dimensão e aspetos variados. Neste Monumento Natural Local, destacam-se as formas de pequena dimensão.

Pias

As pias são pequenos alvéolos nas superfícies planas ou ligeiramente inclinadas dos blocos graníticos. Têm origem em processos de meteorização química relacionados com a ação prolongada da água da chuva retida na superfície dos blocos graníticos.

(Ver exemplo em 3D)

Tafoni

é um palavra de origem siciliana que designa formas alveolares e cavernosas, presentes nas paredes e superfícies inferiores de blocos graníticos. A sua ocorrência é rara e intrigante, sendo atribuída à ação de processos de meteorização química.

(Ver exemplo em 3D)

Pseudoestratificação

Designa-se por pseudoestratificação o aspecto de alguns granitos com fraturas paralelas à superfície topográfica, lembrando camadas de rochas sedimentares. Estas fracturas formaram-se em resultado do alvio da pressão provocada pela erosão das rochas que no passado se sobrepunham aos granitos.

Blocos em pedestal

Alguns blocos graníticos apresentam-se mais salientes na sua parte superior do que na sua base, podendo ser denominados de blocos em pedestal. Neste Monumento Natural Local, estas formas estão relacionadas com meteorização e erosão mais acentuadas na parte inferior dos blocos pseudoestratificados.