Neste Monumento Natural é possível observar
diversos tipos de rochas.
Rochas ígneas ou magmáticas
Originam-se a partir do arrefecimento e solidificação do magma (exemplos: granito, sienito, basalto).
O lítio é um elemento químico extraído de alguns minerais
como a espodumena. Atualmente, é muito usado no fabrico de baterias para automóveis, telemóveis, computadores, etc.
Os sedimentos são fragmentos de minerais e rochas pré-existentes, de conchas e de outros restos de seres vivos. Quando compactados, os sedimentos, como a areia e os seixos, dão origem a rochas sedimentares (por exemplo: arenitos e conglomerados).
Rochas metamórficas
Resultam da transformação no estado sólido de qualquer tipo de rocha quando sujeita a pressão e temperatura elevadas (exemplos: mármore, xisto, quartzito).
Sedimentos e rochas sedimentares
A crusta terrestre é a camada mais externa do planeta. Tem uma espessura entre 10 e 70 km e é constituída por rochas ígneas, metamórficas e sedimentares.
Veja quantos tipos diferentes de rochas
e minerais consegue encontrar neste
Monumento Natural.
A costa está em permanente mudança! Neste Monumento Natural, as rochas e os sedimentos registam as mudanças naturais do clima e do nível do mar.
Plataformas rochosas
Praias marinhas
São superfícies aplanadas pela ação erosiva das ondas. Para além da plataforma atual, onde o mar exerce a sua ação, são visíveis superfícies mais altas, formadas quando o nível do mar estava mais alto.
Dunas
São zonas aplanadas na costa onde se acumulam os sedimentos que são transportados pelas correntes marinhas e pelo vento. Em regra, quanto maiores os sedimentos, mais pesados são, e mais difícil se torna o seu transporte. Ao longo do tempo, com a variação natural do clima, uma mesma praia pode alternar entre areia e seixos.
Sob a vegetação existem dunas, formadas durante os últimos séculos, em resultado do transporte da areia da praia pelo vento.
Praias mais abrigadas têm maior tendência para acumular areia fina. Ao longo do tempo, com a variação natural das condições climáticas, uma mesma praia pode alternar entre areia e seixos.
Os sedimentos de maior dimensão permanecem mais perto da costa, onde a agitação da água do mar é mais intensa. Os sedimentos menores são transportados e depositados a maiores profundidades, onde as condições são mais calmas.
O nome dado aos sedimentos depende do seu diâmetro médio. Por exemplo,
areia é uma partícula
com um diâmetro
entre 0.063 e 2 mm.
Descubra sedimentos com estas dimensões na praia!